Dúvidas Frequentes
1. Triagem e testagem
Quando devo fazer o isolamento e por quanto tempo?
O isolamento deve ser feito de acordo com as recomendações médicas.
Como consigo fazer a testagem de COVID-19 pela UFG?
Preencher o formulário de triagem, vide link abaixo, utilizando seu e-mail institucional – https://covid19.medicina.ufg.br/Monitoramento/ComunidadeUFG – e também disponível no site http://retomada.ufg.br .
Passei pela triagem, e após realização do teste, obtive resultado”positivo”, o que devo fazer?
Mantenha-se em isolamento de acordo com as recomendações médicas.
Não consigo entrar no sistema para agendar minha triagem, como devo proceder?
Primeiramente ao acessar o link – https://covid19.medicina.ufg.br/Monitoramento/ComunidadeUFG , também disponível no site http://retomada.ufg.br . Verifique se está utilizando o e-mail institucional, caso o e-mail esteja correto, o próximo passo é aceitar o compartilhamento de sua agenda google. Esta é a forma adotada para verificar se o e-mail informado é válido. Após esta etapa, finalize o preenchimento até concluir o agendamento.
Caso o sistema de agendamento da triagem não esteja funcionando como devo proceder?
No caso de inconsistência no sistema, encaminhe um e-mail para triagemcovid@ufg.br nos informando o que está ocorrendo. Se possível faça um print da tela e nos encaminhe.
2. Afastamento do trabalho (Docente e Técnico- administrativo)
O que eu devo fazer quando precisar me afastar do trabalho presencial por suspeita ou confirmação de COVID?
O afastamento das atividades laborais é feito somente com atestado médico devidamente enviado no aplicativo Sougov.br
3. Estudantes com confirmação de COVID
Sou estudante e tive o diagnóstico de covid confirmado. O que devo fazer?
Sou professor e tive estudantes com confirmação de COVID. O que devo fazer?
Não consigo preencher o formulário. Aparece mensagem “Não foi possível encontrar vínculo com a UFG”. O que fazer?
Verifique se está logando com e-mail institucional (@ufg.br ou @discente.ufg.br). Caso o erro permaneça faça uma GLPI, descrevendo o problema com o vínculo com a UFG: https://cercomp.ufg.br/p/38802-tutorial-abrir-chamado-no-glpi.
4. Limpeza e organização dos ambientes
Quem fará a limpeza das carteiras, mesas e bancadas?
Alunos, docentes e técnicos são co-responsáveis pela higienização das superfícies. Assim, cada um deve fazer a limpeza de sua carteira, mesa ou bancada de trabalho, utilizando papel toalha e álcool.
Como proceder em ambientes que é necessário manter o ar condicionado ligado, como laboratórios, salas onde as janelas não possibilitam ventilação adequada?
Se possível manter a porta aberta, para que haja a circulação de ar no ambiente.
Como solicitar material de limpeza e higiene?
Clique para seguir as orientações de como realizar Solicitações de materiais à DLOG.
5. EPI
Haverá lixeiras específicas para descarte de máscaras?
Não, elas devem ser descartadas nas lixeiras dos banheiros.
Como proceder quando houver necessidade de compartilhamento de EPIs, como óculos de proteção, máscara de solda e similares?
Quando não houver a possibilidade de se ter esses EPIs para cada aluno/servidor, deve-se fazer a higienização com água e sabão e ser procedida a desinfecção com álcool a 70% ou a descontaminação com produto adequado.
Todos os servidores poderão solicitar EPIs - máscara, face shield etc?
Não, apenas os servidores que trabalham em situações em que é indicado o EPI, como: trabalho com pacientes, locais onde há produção de névoas, locais de aglomeração, etc.
Como fazer para solicitar EPIs - máscara, face shield etc – para servidores?
A unidade acadêmica, via CiSSP, deve encaminhar um ofício via SEI solicitando para DASS-SIASS e descrevendo qual EPI está necessitando e a quantidade.
Como fazer para solicitar EPI para discente de baixa renda?
Unidade Acadêmica deve elaborar e enviar à PRAE, uma listagem em formato planilha, contendo nomes, números de matrícula e CPFs dos estudantes matriculados em disciplinas híbridas e/ou presenciais. A PRAE poderá disponibilizar itens de proteção como: Máscara N95; Máscara cirúrgica; Máscara de tecido; Avental e Protetor facial de acrílico, dependendo da disponibilidade dos mesmos. Mais informações: www.prae.ufg.br
Quando devo usar a máscara PFF2, N95 ou KN95?
Preferencialmente utilizar essa máscara quando for profissional da saúde em atividades práticas presenciais e em locais de aglomeração, evitando o uso de máscaras de outros materiais.
Como otimizar a proteção de máscaras de outros tipos de materiais, como por exemplo a de tecido?
Máscaras com tecidos combinados podem melhorar a proteção, assim como também as máscaras de tecelagem que não possuem costura, pois a costura frontal seja na vertical ou horizontal reduz a eficácia de filtragem. Você pode também associar uma máscara cirúrgica à de tecido.