Testagem

TESTAGEM DE CASOS SUSPEITOS NA UFG

 

Objetivo: Possibilitar o diagnóstico molecular e teste de antígeno de Covid-19 em indivíduos com suspeita da doença através da rede de laboratórios de campanha da UFG na cidade de Goiânia, a fim de isolar os casos positivos o mais rápido possível, e impedir a transmissão da doença dentro da instituição.

Para esta ação, o GT Saúde contará com a colaboração de integrantes da Faculdade de Enfermagem (FEN), Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), Faculdade de Farmácia (FF), e Faculdade de Nutrição (FANUT), que formarão equipes para a realização da triagem dos casos e da coleta de amostras.  O diagnóstico molecular de Covid-19 será realizado pela rede de laboratórios de campanha da UFG – Regional Goiânia, composto por: Laboratório de Análises Clínicas e Ensino em Saúde (LACES–ICB) e Laboratório Margarida Dobler Komma (LMDK-IPTSP).

Definição de caso suspeito: indivíduo que apresenta quadro compatível com síndrome gripal (SG) ou síndrome respiratória aguda grave (SRAG), conforme definição do Ministério da Saúde.

Configura contactante próximo de caso suspeito de Covid-19 o indivíduo assintomático que teve contato com caso suspeito de Covid-19, entre dois dias antes e dez dias após o início dos sinais ou sintomas do caso.

IMPORTANTE: Informar a suspeita ou confirmação do caso (se já tiver teste positivo de Covid-19) por meio de preenchimento do Formulário de Caso Suspeito/Confirmado, utilizando login por email institucional (@ufg.br ou @discente.ufg.br). Para colaboradores terceirizados que não possuam email institucional, a chefia imediata deverá preencher um formulário específico a ser solicitado pelo email triagemcovid@ufg.br. Em caso de dúvidas ou problemas relacionados ao preenchimento do formulário, entrar em contato pelo email triagemcovid@ufg.br. Relatar o problema encontrado, enviando um “print” da tela com a mensagem de erro, se for o caso.

 

  1. Servidores e discentes com suspeita de Covid-19 devem acessar o site Retomada UFG, e preencher as informações conforme pedido no Formulário de Casos Suspeitos de Covid-19, utilizando login por email institucional (@ufg.br), acessando o link: https://covid19.medicina.ufg.br/Monitoramento/ComunidadeUFG
    Obs.: qualquer dúvida ou problemas em relação ao preenchimento, entre em contato por meio do endereço eletrônico triagemcovid@ufg.br

  2. O teste de sintomáticos deve ser realizado entre o terceiro e sétimo dia de sintomas. Caso seja contactante de caso e esteja sem sintomas, realizar o teste 3 a 7 dias após o último contato com o caso.

  3. Na ocasião da coleta de swab nasofaríngeo, as pessoas serão orientadas quanto ao acesso ao resultado do exame através do sistema do laboratório que executará o teste.

  4. Condutas quanto ao resultado do exame:
    1. Resultado negativo/não detectado: se estiver a pelo menos 24 horas sem sintomas e com alta médica, pode-se retornar às atividades presenciais.
    2. Resultado positivo/detectado ou indeterminado/não-conclusivo: permanecer em isolamento e seguir os próximos passos.

  5.  Após a realização do teste laboratorial, o serviço de Telemedicina da Faculdade de Medicina da UFG entrará em contato por meio de chamada telefônica para monitorar os indivíduos com confirmação de Covid-19.

O servidor considerado caso suspeito, confirmado ou contactante de caso confirmado de Covid-19 deverá buscar atendimento médico e poderá se afastar das atividades laborais presenciais, conforme julgamento clínico, mediante apresentação de atestado médico, que deve ser enviado através do aplicativo SouGov.br.



Clique abaixo para conferir os Endereços e Telefones das Unidades Básicas de Saúde:

- Aparecida de Goiânia

- Cidade de Goiás

- Firminópolis

- Goiânia