Apresentação

A ampliação segura e gradual das atividades acadêmicas e escolares na UFG na educação básica, graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão e cultura está prevista para ocorrer após o recesso, no dia 17 de janeiro de 2022, conforme consta no calendário acadêmico da universidade.

Um amplo debate ocorreu ao longo dos últimos meses sobre o processo de transição do ensino com a participação da comunidade acadêmica. Estamos todos envidando esforços para garantir que a ampliação ocorra de forma cautelosa. Para isto, elaboramos um plano institucional que orientará a ampliação das atividades acadêmicas, administrativas e escolares. Além disso, algumas de nossas normativas foram atualizadas e outras aprovadas com o objetivo de direcionar nosso planejamento rumo a retomada gradativa.

Três princípios fundamentam o planejamento institucional e a execução da ampliação do retorno ao presencial:

- a segurança sanitária, visando à preservação da vida e da saúde de estudantes, servidores, colaboradores terceirizados, bem como a de seus familiares e da população em geral;

- a qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e das atividades administrativas, garantindo a excelência desta universidade nas ações junto à sociedade;

- a isonomia universitária, garantindo as mesmas condições e o mesmo tratamento a todos os estudantes e demais membros da comunidade acadêmica.

Uma série de ações e estratégias foram elaboradas e têm sido colocadas em prática, de forma sistematizada, de modo que a curto, médio e longo prazo passemos por esse período de transição de atividades remotas para as presenciais. Entre essas iniciativas, têm sido criados campanhas, materiais informativos e orientativos para esclarecimentos de dúvidas quanto à retomada gradativa das atividades presenciais na UFG. Neste site, centralizaremos todas as informações relevantes e de interesse da comunidade acadêmica para que possamos realizar essa transição de forma diligente e comprometida para o bem estar coletivo.

E é sempre importante ressaltar que cuidar de si é cuidar do outro. Daí, a importância de todos seguirmos as orientações da área de saúde e cada um de nós ser responsável por ações que garantam a ampliação das atividades presenciais com segurança.